O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chamaram as centrais sindicais para uma reunião na quarta-feira (18), às 10h, em Brasília.
As pautas do encontro serão o reajuste do salário mínimo e a criação de mesas tripartites (com representantes de governo, trabalhadores e empresários) para tratar dos direitos de trabalhadores de aplicativo e do reforço de mecanismos de negociação coletiva que foram fragilizados durante o governo Jair Bolsonaro (PL).
Como mostrou o Painel, as centrais defendem reajuste do salário mínimo com base no INPC (estimativa da inflação) e crescimento do PIB (4,6%) de 2021, o que resultaria no valor de R$ 1.342. O salário mínimo hoje é de R$ 1.302.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que a equipe econômica do petista defende que o reajuste fique para maio. As centrais sindicais criticam a possibilidade e esperam a mudança já para janeiro.
No caso dos trabalhadores de aplicativo, tema que apareceu durante a campanha de Lula, Marinho tem feito avaliação de que nem todos desejam ser regidos pela CLT, e então negociará outras formas de garantir mais proteção social a eles, como o cooperativismo. O tema será tratado nessas mesas de negociação tripartite.
Fonte: Folha de SP
A Polícia Militar, através do 7ª BPMI, realizou um evento de homenagens no Clube dos…
O Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindcomerciários) de Sorocaba e Região irá promover, entre os…
O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo a Aprendizagem realizou uma palestra nesta…
O Sindicato dos Empregados do Comércio (Sindcomerciários) de Sorocaba e Região promoveu no último sábado…
A Festa da Mulher Comerciária, promovida pelo Sindicato dos Empregados do Comércio (Sindcomerciários) de Sorocaba…
O Sindicato dos Empregados do Comércio (Sindcomerciários) de Sorocaba e Região promoveu, na manhã desta…