Sindicato é uma associação de profissionais ligados a um mesmo ramo de atividade, que tem por objetivo a defesa e a coordenação de seus interesses econômicos e profissionais.
Essa definição abrange tanto os sindicatos de trabalhadores assalariados como os de profissionais autônomos e também os de empregadores (sindicatos patronais), todos eles reconhecidos pelo direito brasileiro. No entanto, o sentido mais amplo da palavra e mais ligado à sua origem é o de associação de trabalhadores que buscam a reivindicação coletiva de melhores condições de trabalho através de negociação com os empregadores ou governo.
Em Sorocaba, a trajetória do Sindicato dos Empregados no Comércio começou em 1957, quando era exigida pelo Ministério do Trabalho a fundação de uma associação profissional antes de se criar oficialmente um sindicato. E foi isso que aconteceu naquele ano, os trabalhadores se organizaram, formaram a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Sorocaba, que tinha sua sede localizada à Rua São Bento, 225. O reconhecimento da associação como sindicato ocorreu em 1 de julho de 1960 pelo M.T.I.C. (Ministério do Trabalho, Industria e Comércio).
No dia 30 de agosto do mesmo ano, no gabinete de Leitura Sorocabano, a entidade recebeu a Carta Sindical, que trouxe a oficialização da associação como Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba, data em que também foi realizada a primeira eleição para a escolha da diretoria, delegação federativa e suplentes.
Já no dia 01 de setembro, os diretores eleitos reuniram-se para a escolha do primeiro presidente, Pedro Venção Rios, eleito para a gestão de 1960 a 1962. A partir dali começava a luta do sindicato pela categoria comerciária de Sorocaba e das cidades de nossa base territorial, Piedade, Votorantim, Ibiúna, São Roque Mairinque, Alumínio, Pilar do Sul, Capela do Alto, Araçariguama, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Iperó e Tapiraí.
Muitas conquistas foram alcançadas por meio da organização do Sincomerciários Sorocaba, todas compostas por passeatas e vários protestos. Um dos grandes feitos foi a regulamentação do horário comercial de Sorocaba, que antes chegava a extrapolar 14 horas de trabalho diárias e castigava os comerciários.
A direção da entidade, desde a sua fundação nunca teve medo de brigar pelos direitos da categoria, por isso o sindicato transformou-se em uma entidade forte, atuante e empreendedora, que luta diariamente para oferecer uma melhor qualidade de vida para a família comerciária.